Palestram sobre Bullying – Combatendo a prática do Bullying nas escolas
educando uma sociedade para a paz



Aloma e Elenice

A educação como direito e bem público foi a grande discussão do Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil, realizado nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2010, em Osasco.
Osasco (SP, Brasil) sedia Fórum Mundial de Educação Infantojuvenil

Fórum Mundial Educação

Os eixos temáticos discutidos durante o FMEIJ:

Eixo 1: Espaços de participação e exercício da cidadania de crianças e jovens.

As questões a seguir ilustram que tipo de reflexão se pretende provocar a partir das inscrições dos trabalhos nas atividades auto-gestionadas e no formato pôster. Quais experiências de cidadania as crianças e jovens tem tido oportunidade de vivenciar nos dias de hoje? Crianças e jovens tem tido oportunidade de participar de colegiados em que possam de fato exercitar o seu direito de cidadão? Em quais espaços da sociedade, crianças e jovens tem tido oportunidade de representar seus pares? Como estão acontecendo tais processos de representação?

Eixo 2: Espaços e tempos de ensinar e de aprender: concepções e práticas.

As questões a seguir ilustram que tipo de reflexão se pretende provocar a partir das inscrições dos trabalhos nas atividades auto-gestionadas e no formato pôster. Quais identidades culturais estão sendo constituídas pelos diferentes atores (crianças, jovens e adultos) que ocupam diferentes espaços e tempos nas sociedades atuais? Como se dão as aprendizagens em diferentes espaços e tempos e com diferentes atores? Que concepções de ser humano e de educação tem orientado propostas curriculares nos diferentes espaços e modalidades educacionais (educação popular, educação de jovens e adultos, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, ensino superior? Que conhecimentos têm sido construídos na perspectiva de uma educação emancipadora voltada para a construção de uma vida sustentável, solidária, de respeito à diversidade e pela cultura da paz planetária?

Eixo 3: Ser educador(a): formação e práticas educativas nas sociedades atuais.

As questões a seguir ilustram que tipo de reflexão se pretende provocar a partir das inscrições dos trabalhos nas atividades auto-gestionadas e no formato pôster. Que iniciativas tem sido realizadas na perspectiva da formação inicial e da formação continuada de educadores para a melhoria da qualidade do trabalho de educadores nas mais variadas áreas de atuação? Que concepções têm orientado as propostas curriculares dos cursos de formação continuada? Quais condições têm sido garantidas para a continuidade da formação dos profissionais da educação? Que experiências têm sido asseguradas aos profissionais da educação o acesso à cultura e ao lazer como possibilidade de formação profissional? Que iniciativas têm sido garantidas para a valorização dos profissionais da educação na perspectiva do reconhecimento social, de melhores condições salariais e de trabalho?

Eixo 4: Políticas Públicas: como tem sido assegurado, em diferentes sociedades, o direito ao pleno desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos?

As questões a seguir ilustram que tipo de reflexão se pretende provocar a partir das inscrições dos trabalhos nas atividades auto-gestionadas e no formato pôster. Como as instituições públicas governamentais e não governamentais estão atendendo o direito à convivência social e familiar, ao lazer, à comunicação, à saúde, à alimentação, de cultura, à educação, enfim, ao pleno direito ao desenvolvimento integral de crianças e jovens? Quais iniciativas têm sido tomadas para estreitamento de relações entre escola/família/sociedade? Quais iniciativas intersecretariais e intersetoriais (entre municípios e entre municípios, estados e união) têm sido desenvolvidas na perspectiva da rede de proteção integral? Como tem sido garantido o direito ao acesso e à permanência nas redes de Educação em suas diferentes modalidades de ensino? Quais têm sido as políticas de gestão e financiamento implementadas nas sociedades atuais? Quais têm sido o impacto de políticas públicas voltadas para a infância e juventude? Qual tem sido o impacto de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da gestão democrática por meio dos diversos conselhos (escolares, tutelar, da criança e do adolescente, dentre outros)? Que concepções de homem, mundo, sociedade e educação tem orientado políticas públicas nas sociedades atuais?

Site: http://www.forummundialeducacao.org

Apresentando a palestra


Aloma e Elenice

Voltar